Educação Financeira, Investimentos, Renda Fixa

Investindo em CDB – Passo a passo [Série Renda Fixa]

Série Renda Fixa - CDB - Texto 02 

Agora que você já sabe o que é CDB e como ele funciona (se não viu o post anterior explicando sobre CDB, clica aqui), já entende como funcionam os prazos, liquidez, carência, conhece os tipos de rentabilidade disponíveis, os riscos e como reduzi-los, vamos colocar a mão na massa e fazer seu primeiro investimento em CDB! 

Pré Requisitos

– Ter CPF;

– Ter conta corrente em alguma instituição financeira;

Você precisará ter uma conta corrente em algum banco que usará para transferir o dinheiro que investirá. Algumas corretoras já possuem conta corrente, então nesse caso você pode ter apenas a conta da corretora.

– Escolher uma corretora e realizar seu cadastro na instituição escolhida;

Para o passo a passo desse investimento utilizei a plataforma da Easynvest. No geral as corretoras funcionam de forma bem parecidas, o que vai mudar mais é o layout da página de cada uma mas as informações apresentadas são, em sua maioria, as mesmas. 

Passo a passo

1. Acesse o menu de investimento e escolha o tipo de investimento

2. Analise as opções disponíveis no dia

Será apresentada uma lista de todos os CDBs disponíveis na sua corretora. Normalmente eles apresentam tudo misturado, CDB prefixado, CDB pós fixado, com prazos de vencimento diferentes e de vários bancos. 

É possível filtrar os CDBs de acordo com a característica que você pretende. No caso da Easynvest temos as seguintes opções de filtro:

3. Escolha o título

Após escolher seu CDB você terá acesso a um resumo das informações referentes a ele pra você confirmar antes de finalizar o investimento. No caso da Easynvest é possível verificar a rentabilidade, a liquidez, a data de vencimento, o IR e o IOF cobrados e para alguns bancos é informado inclusive o Rating. Revise bem essas informações, não apenas a rentabilidade, mas atente-se ao prazo de vencimento e liquidez também para saber se está de acordo com seus objetivos.

4. Efetive o investimento

Após confirmação informe quanto deseja investir (no caso do nosso exemplo o valor mínimo é de R$1.000,00) e confirme a aplicação. Aqui as corretoras normalmente solicitam uma nova senha ou uma assinatura eletrônica para confirmação. 

Seu investimento será realizado e após o prazo de liquidação (esse tempo é necessário para que seu dinheiro, que atualmente está na corretora, seja transferido para o banco que você escolheu investir) já é possível acompanhar os rendimentos através da plataforma da corretora.

No próximo post da Série Renda Fixa vou falar um pouco sobre LCI e LCA e ensinar você a calcular a rentabilidade desses investimentos para saber quando compensa investir em CDB e quando compensa investir em LCI/LCA. 
🤯 Mande suas dúvidas pelo e-mail ou nas redes sociais. Se você gostou do material disponibilizado curta e compartilhe pra ajudar esse conteúdo a chegar a mais pessoas.
Obrigada por me acompanhar por aqui! 🤗

💡 Posts interessantes pra você:  Tesouro Direto – O que é e como funciona / Tesouro Direto – Taxas e Impostos / Tesouro Direto – Tipos de Títulos / Tesouro Direto – Passo a passo

📬 Assine a newsletter do blog e receba os posts no seu e-mail assim que forem publicados. 😉

Leave a Reply

Theme by Anders Norén

%d blogueiros gostam disto: