Educação Financeira, Finanças, Investimentos

Reserva de Emergência

Porque a Reserva de emergência deve ser seu primeiro investimento?

Todo mundo está sujeito aos imprevistos do dia a dia. E quando eles acontecem, entra em cena a reserva de emergências. Esse montante acumulado é o que vai te ajudar a resolver imprevistos e garantir a tranquilidade do seu orçamento durante alguns meses. 

A falta dessa proteção pode criar situações de desordem financeira e consequentemente emocional, fazendo com que lidar com aquele problema inicial seja mais difícil do que poderia ser caso você pudesse focar apenas nele e não ter que se preocupar com o seu orçamento também.

Para quem ainda não tem a Reserva, como começar a construí-la?

Existe uma forma de reduzir a dependência da R.E. em casos de imprevistos. Minha orientação é que você ajuste seu orçamento para deixá-lo mais flexível. Quando a maior parte das suas contas são engessadas, qualquer pequeno problema que aparecer pode causar um grande estrago, pois você não tem margem para reorganizar suas contas.

Com um orçamento mais flexível, que te permita cancelar algumas contas quando for preciso, é possível “encaixar” os imprevistos no orçamento, diminuindo o impacto e evitando precisar resgatar o pouco de dinheiro que você já conseguiu colocar na Reserva. Em casos assim, você pode abrir mão de alguns dos gastos flexíveis ou avulsos e redirecionar o dinheiro para lidar com o imprevisto. 

Tudo que for poupado nesse início deve ser colocado em investimentos com mais segurança, baixa volatilidade (sem grandes variações) e alta liquidez (rapidez para acessar o dinheiro). O objetivo principal da sua reserva não é te deixar rico, é não te deixar pobre em momentos de necessidade ou crises. Então não se prenda apenas em rentabilidade aqui, essa etapa você irá se preocupar só depois que já tiver sua reserva.

>> Exemplos de opções para Reserva de Emergência: Tesouro Selic, CDB de liquidez diária, Fundos DI e NuConta.

💡 Posts interessantes pra você:  Dicas para o sucesso financeiro / A importância de ter um Planejamento Financeiro

📬Assine a newsletter do blog e receba as atualizações no seu e-mail. 😉

Leave a Reply

Theme by Anders Norén

%d blogueiros gostam disto: