Desenvolvimento Pessoal, Organização, Produtividade

Como dar o primeiro passo rumo a produtividade

Você é o tipo de pessoa que acredita que não há horas suficientes no dia para realizar todas as suas atividades?

Ser produtivo é algo que você conquista. Quem é produtivo se planejou de forma inteligente e se esforçou para alcançar esse “título”. 

Por outro lado, alguém que apenas faz listas de tarefas e  planilhas não necessariamente é produtivo. Há muito mais a se realizar para ser produtivo do que simplesmente escrever checklists.

A produtividade pode e deve ser melhorada continuamente.

Abaixo estão 5 dicas extremamente úteis para maximizar sua produtividade e finalizar tarefas.

1. Defina um tempo para cada atividade

Definir o tempo para realizar uma determinada tarefa é uma das maneiras mais eficientes de fazer as coisas em tempo hábil. Quando você simplesmente começa a fazer uma atividade, sem se preocupar em quanto tempo tem para investir nela, provavelmente irá se estender além da conta e precisará de mais tempo pra finalizar ou ficará com a tarefa incompleta.

No entanto, quando você estipula um tempo, você está definindo um prazo específico para cada atividade. Você usa esse tempo para essa tarefa e passa para a próxima tarefa quando o prazo acabar.

Se você nunca delimitou seu tempo antes, pode ser que nas primeiras vezes o tempo estipulado não corresponder ao tempo você precisa para determinadas tarefas. À medida que você continuar trabalhando dessa forma irá pegando o jeito e conseguirá estipular intervalos de tempo mais precisos.

2. Mate seu leão logo cedo

Se você tem uma tarefa mais complexa em sua lista de tarefas, prefira começar suas atividades por ela. Isso lhe trará tranquilidade e te motivará, pois você terá finalizado a tarefa mais difícil do dia.

A procrastinação e a espera até o final do dia para completar a tarefa mais difícil da sua lista é uma má idéia por vários motivos. Um deles é que você provavelmente irá pensar sobre a tarefa o dia todo, desviando sua atenção das outras atividades que está fazendo e diminuindo sua produtividade.

3. Siga a “regra de dois minutos”

A “regra de dois minutos” funciona para aproveitar ao máximo as pequenas janelas de tempo que você trabalha. A ideia é que se você se deparar com uma atividade que possa ser realizada num tempo igual ou menor que 2 minutos, você a faça imediatamente. A maioria das tarefas que você consegue completar nesse tempo, provavelmente demandará mais tempo se você decidir registrar primeiro e se programar para executar depois.

4. Faça pausas

Fazer pausas programadas pode realmente ajudar a melhorar a concentração. Algumas pesquisas mostraram que pequenas interrupções durante atividades mais longas ou difíceis ajuda você a manter um nível constante de desempenho. Se você ficar muitas horas numa mesma atividade seu desempenho tende a cair e você provavelmente irá desanimar. Então, complementando o item 1 (Defina um tempo para cada atividade), não emende uma tarefa em outra sem programar uns minutinhos de descanso para a cabeça.

5. Minimize distrações com as redes sociais

Estamos cercados de todos os tipos de distrações. Em grande parte pelas redes sociais. Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube, Instagram, Pinterest, entre tantos outros. Seu celular vibra e você para o que está fazendo para olhar aquela notificação e quando se dá conta já está se passaram 30 minutos e você nem lembra mais o que estava fazendo de início.

Coloque na sua cabeça que quando for hora de trabalhar, trabalhe! Quando for hora de estudar, estude! Deixe para olhar suas notificações nos intervalos, enquanto levanta para se alongar e busca um café 😉

💡 Veja também o post Como se organizar com uma agenda.

📬Assine a newsletter do blog e receba as atualizações no seu e-mail. 😉

4 Comments

  1. Avatar

    Eliana Bortolini

    Excelente artigo!!!

    “Quem é produtivo se planejou de forma inteligente e se esforçou para alcançar esse título”- te vejo bem assim

    A primeira foi a que causou um maior impacto de produtividade pra mim, por vários motivos, quando temos um determinado tempo para executar a tarefa, sabemos que é só por esse período que passaremos fazendo aquilo, e consigo me manter mais focada, também me ajudou a fazer uma variedade maior de afazeres pois, como vc disse, não fiquei me delongando em uma coisa só.

    Obrigada e parabéns pelo artigo!

  2. Avatar

    Denise Rauber

    Querida! Inteligentissima, focada e sistemática como sempre. Difícil não reconhecer um pouco de você em cada linha deste brilhante artigo! Você tem muito potencial e sabe disso! É ótimo tê-la como parte da minha equipe de trabalho e será melhor ainda ve-lá alçando vôos mais altos!

    • Avatar

      drikaanschau

      Obrigada! Eu só tenho a agradecer por trabalhar na sua equipe. Muitas lições aprendidas e uma grande amizade desenvolvida.😘

Leave a Reply

Theme by Anders Norén

%d blogueiros gostam disto: