Sua saúde financeira impacta diretamente na sua saúde mental. Um desequilíbrio nessa área da vida causa mau humor, irritação, isolamento social e falta de produtividade profissional, enquanto a estabilidade financeira proporciona tranquilidade, segurança e condições de obter mais qualidade de vida.
A culpa e a vergonha fazem as pessoas não aceitarem ajuda, e muitas vezes até os amigos e familiares mais próximos desconhecem a situação e ficam impedidos de ajudar. A ajuda profissional fica ainda mais difícil, já que raramente a pessoa consegue reconhecer e aceitar que está doente não só financeiramente, mas também mental.
Para piorar ainda mais a situação, quem está com problemas costuma disfarçar para o meio social e procura manter o mesmo estilo de vida, o que só faz aumentar as dívidas e o estresse. E é nessa hora que admitir a existência do problema é essencial.
Quando se rompe com a negação é possível visualizar possibilidades de reverter o quadro. Mas não basta conseguir dinheiro para quitar as dívidas, é preciso também trabalhar a causa de todo o problema, mudar hábitos, comportamento, crenças limitantes e buscar uma solução que seja sustentável ao longo do tempo.
? Posts interessantes pra você: Reserva de Emergência / A importância de ter um Planejamento Financeiro
?Assine a newsletter do blog e receba as atualizações no seu e-mail. ?