Existem vários tipos de risco que precisamos considerar quando escolhemos onde investir. Nem todos são possíveis de se evitar, mas todo bom investidor sabe como administrá-los e através de um bom planejamento, amenizar seus impactos em sua carteira de investimento.
Falamos muito sobre risco de crédito, de mercado e de liquidez, mas existem outros tipos de risco. Venha conhecer alguns deles:
▪️Risco da inflação: risco de os rendimentos obtidos pelos investimentos não serem suficientes para compensar a inflação acumulada no mesmo período. Nesse cenário, não haverá ganho real, acima da inflação, podendo ser negativo, em termos reais.
▪️Riscos de mercado internacional: mudanças no cenário macroeconômico mundial, riscos geopolíticos específicos de cada país e questões legais, regulatórias e tributárias, específicas de um país, podem causar oscilações nos preços dos valores mobiliários negociados no Brasil.
▪️Risco de reinvestimento: o risco de o investidor não conseguir reinvestir o dinheiro, em condições iguais ou melhores que as contratadas originalmente.
▪️Risco país: possibilidade de que mudanças no ambiente político e macroeconômico de determinado país impactem negativamente o preço e desempenho dos ativos estrangeiras naquele país.
▪️Risco operacional: advém da possibilidade de perdas de correntes de eventos externos ou de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas ou sistemas.
? Posts interessantes pra você: Reserva de Emergência / A importância de ter um Planejamento Financeiro
?Assine a newsletter do blog e receba as atualizações no seu e-mail. ?