Existe um viés chamado de “lacunas de empatia” que diz respeito a nossa capacidade de analisar os acontecimentos de forma racional, uma vez que somos muito dependentes de nosso estado emocional.
Esse viés faz com que a gente subestime a influência do nosso próprio estado emocional quando temos que tomar alguma decisões. Por isso é comum nos arrependermos de escolhas feitas no calor da emoção.
Uma forma de nos ajudar a tomar melhores decisões e proteger nossos investimentos seria:
▪️Estabelecendo prazos de carência ou inclua propositalmente algum barreira para que determinada decisão de investimento nos faça ganhar tempo para pensar melhor.
▪️Registrando nosso raciocínio (anotando ou gravando) sobre a justificativa para qualquer decisão de investimento que tomamos, assim temos um guia de procedimentos feitos com uma lógica que depende do nosso emocional.
▪️Programando as operações de aplicação e resgate para acontecerem de forma automática no caso de fundos de investimento ou então utilizando ordens do tipo stop gain e stop loss, para investimentos em ações. Dessa forma, garantimos a operação siga os critérios preestabelecidos por nós quando estávamos mais racionais.
▪️Adiando grandes decisões financeiras em momentos de crise ou de forte impacto emocional, a fim de proteger nossos investimentos dos efeitos nocivos de tais situações.
? Posts interessantes pra você: Reserva de Emergência / A importância de ter um Planejamento Financeiro
?Assine a newsletter do blog e receba as atualizações no seu e-mail. ?