O ano está começando e é normal estarmos todos animados e cheios de metas para 2019, mas antes de listar os novos objetivos é necessário fazer um balanço do ano anterior e separar o que foi já foi feito, o que está em andamento, o que não deu certo e por qual motivo não vingou.
Comece o planejamento
Com o balanço de 2018 é possível saber quais metas traremos para o ano novo e daremos continuidade, quais precisamos replanejar e só então iremos inserir as novas e pontuar as prioridades. Crie uma lista geral de tudo que deseja conquistar, coloque em ordem de prioridades e então é hora de analisar a sua situação financeira.
Uma boa dica é ter uma planilha de gastos, assim facilita a visualização de onde o seu dinheiro está indo e quais gastos podem ser cortados ou reduzidos. O primeiro passo é poupar e para isso, ter tudo na ponta do lápis é essencial.
Feita a análise, é hora de classificar a sua situação financeira:
- Endividado;
- Equilibrado (sem dívidas mas também não está sobrando nada para poupar);
- Bem resolvido (consegue pagar tudo e sobra dinheiro para guardar).
Endividado, como se organizar?
Logo de cara já é possível marcar na sua planilha de gastos tudo aquilo que não for essencial. As compras extras, as saídas em excesso, ou seja, todos aqueles gastos “gritantes” que você sabe que precisa controlar. Em seguida comece a pontuar os itens que você pode abrir mão ou renegociar para diminuir o custo.
Você realmente precisa daquela assinatura de TV a cabo ou uma Netflix/Amazon Prime Video é suficiente?
Em seguida veja quais dívidas você consegue renegociar para pagar menos juros e quitar com mais facilidade.
Sabe aquela dívida alta com o cartão de crédito? Talvez pegar um empréstimos no banco com juros mais baixos e quitar a dívida seja uma boa saída.
E por último, quem quer dinheiro precisa fazer dinheiro. Analise suas habilidades, seus conhecimentos e use seu tempo livre para conseguir uma graninha extra.
Equilibrado, como começar a poupar?
Você consegue manter suas contas dentro dos limites da sua renda mas para conseguir poupar e fazer aquela viagem bacana ou trocar de carro vai precisar se esforçar um pouquinho mais. Veja onde é possível economizar: troque o almoço em restaurantes por uma marmita, reduza saídas nos finais de semana para apenas uma, veja o que você tem em casa que não está mais usando e faça dinheiro vendendo em algum bazar.
Assim que conseguir uma grana a mais com essas mudanças de comportamento já comece a investir. Faça seu dinheiro render! Você pode, por exemplo, investir no Tesouro Direto com apenas R$30,00. Pode se programar para todos os meses direcionar um valor para os investimentos, como se fosse uma parcela de uma dívida ou de um consórcio.
Bem resolvido e com dinheiro sobrando?
Ante de qualquer coisa, parabéns!! Você está tranquilo com as suas finanças, agora é só se planejar para alcançar seus objetivos. O ideal é que você comece montando sua reserva de emergência, aquele dinheiro que você vai deixar sempre pronto para qualquer imprevisto (demissão, doença, acidentes, etc). Nesse caso, o Tesouro Direto ou um CDB com liquidez diária são as melhores opções, pois você pode sacar o investimento quando precisar e sem correr o risco de perder dinheiro como em alguns investimentos com prazos fixos. Com a reserva de emergência feita, você precisa estudar as oportunidade de investimento de acordo com as suas metas. Para cada meta (curto prazo, médio prazo e longo prazo) há um investimento que será melhor, por isso é preciso ter seus objetivos bem definidos.
? Posts interessantes pra você: Como começar a investir / Como reduzir seus gastos
? Assine a newsletter do blog e receba as atualizações no seu e-mail. ?