Educação Financeira, Finanças

Como reduzir suas despesas

A primeira coisa a se fazer é descobrir se o seu problema é de renda ou de gastos. Essa distinção é importantíssima.

Se você tem problema de renda, você não ganha dinheiro suficiente para cobrir suas despesas. Se você tem problema de gastos, você ganha dinheiro suficiente para isso porém não tem controle sobre isso e acaba ficando no vermelho do mesmo jeito.

Independente de qual problema seja o seu, a maneira mais rápida de ajustar as contas é cortando despesas. Mesmo que todos saibam que o aumento da renda resolveria os dois problemas, sabemos que não é tão simples assim ganhar mais, e mesmo que isso esteja nos planos provavelmente não será um ganho imediato. Então o ideal é mesmo reduzir as despesas enquanto você tenta aumentar a renda.

calculator-3051724_1920

Um desafio para reduzir despesas

É difícil permanecer na sua rotina diária, vivendo da mesma forma e promover mudanças substanciais na sua vida financeira. Como tudo na vida, é preciso agir para alcançar resultados. Então para te ajudar com essa mudança inicial, sugiro um desafio de um mês:

  • Por quê um desafio? Porque serve como um motivador. É aquele incentivo inicial para ter tirar da zona de conforto e começar a desenvolver o hábito da educação financeira. Então um desafio para reduzir gastos é aquele empurrãozinho que vai te fazer sair do lugar.
  • Por quê 1 mês? Por não ser um período tão longo a ponto de fazer você desistir, mas suficiente pra você perceber que a mudança de comportamento dá resultados.

Uma anotação importante para você realmente cortar gastos o mais rápido possível é se comprometer. Se eu comprometer-me a sair do vermelho 100%, então isso se torna a maior prioridade para mim, tornando mais fácil dizer não ao que vai contra o meu objetivo. Priorização, foco, motivação e compromisso são essenciais para sua conquista.

 

Não tente, faça! Foque 100% no seu objetivo.

checklist-2277707_1920

 

Categorias para corte de gastos

Quando o seu objetivo é sair do vermelho, seja através de um desafio ou por conta proporia, você pode separar seus gastos por categorias para facilitar sua organização e visualizar mais facilmente por onde começar.

Pra te ajudar, aqui vai uma forma de categorização de despesas:

    • Despesas com habitação
    • Despesas com veículos
    • Despesas com alimentação
    • Despesas com saúde
      • Cuidado pessoal

     

      • Presentes

     

    • Diversos (por exemplo, animais de estimação)

Dentro de cada uma dessas categorias genéricas você pode criar subdivisões para personalizar e acompanhar seus gastos. Identifique os cortes iniciais a serem feitos e encontre formas criativas de reduzir aqueles que não podem ser cortados totalmente por serem essenciais.

É importante acompanhar os seus gastos ao longo do processo, para que você veja o seu progresso, por isso indico que tenha uma planilha de gastos mensais e anuais.

Observe que as categorias listadas acima não incluem empréstimos/dívidas ou poupanças/investimentos. Você pode ficar tentado a pagar seus empréstimos, quitar suas dívidas ou usar suas economias para aumentar seu fluxo de caixa mensal, mas isso acabaria com o objetivo que é a sua educação financeira. Essa etapa (pagar empréstimos, quitar dívidas, investir para ganhar mais) é algo a ser feito depois de você encontrar o equilibrado financeiro do seu dia a dia.

💡 Veja também o post Como começar a investir? / Reserva de Emergência

📬Assine a newsletter do blog e receba as atualizações no seu e-mail. 😉

Leave a Reply

Theme by Anders Norén

%d blogueiros gostam disto: