Educação Financeira, Finanças, Investimentos

Como usar a reserva de emergência

Estamos passando por um momento muito crítico para muitas pessoas. Dificilmente alguém sairá intacto dessa crise. Seja em termos financeiros, de saúde, de mentalidade… sempre comento por aqui, assim como qualquer outro educador financeiro sobre a importância da reserva de emergência. Pois então… nesse momento ela será de GRANDE utilidade. Mas da mesma forma que precisamos ter um planejamento para construí-la, precisamos também de um planejamento para usá-la.

Primeiramente veja quanto você possui de reserva financeira. Em “tempos normais” quanto tempo ela duraria? Agora pense que você terá que adaptar essa utilização, pois não estamos em “tempos normais”. Não podemos nos basear na utilização da reserva apenas pelo período de quarentena. O período de isolamento é um, porém o impacto que o vírus e a crise causarão nas nossas vidas pode durar muito tempo. Não temos condições de dizer em quanto tempo voltaremos ao patamar que estávamos antes de tudo isso acontecer. Pode ser 3 meses, pode ser meio ano, podem ser 2 anos… 🤷🏻‍♀️

Então um ponto muito importante é NÃO utilizar sua reserva em seu orçamento normal. Aproveite esse período em casa com a família para discutir possíveis modificações no orçamento. Ter uma reserva de emergência nesse momento não significa que você não precisará de ajustes. Quanto menor for sua parte engessada do orçamento melhor, pois por mais tempo você conseguirá se manter com a reserva. Com uma análise crítica, renegociações e alguns cortes você pode transformar aquela reserva de 3 meses em 5 meses. 

Aproveite a quarentena para fazer uma faxina em casa. Tudo aquilo que você não utiliza com frequência ou tem em duplicidade, podem ser vendidos ou alugados para te gerar um renda extra. Muitas pessoas não terão condições de comprar coisas novas nos próximos meses. Quando você vende ou aluga algo seu, além de reforçar seu orçamento você ainda ajuda essas pessoas a terem acesso a itens que elas precisam.

Lembre-se que são tempos incertos. Não sabemos como as coisas vão ficar. Nos livrarmos do vírus não significa que tudo voltará ao normal. Quanto maior for seu nível de precaução hoje, maiores as suas chances de se reerguer depois. 

💡 Posts interessantes pra você:  Reserva de Emergência / A importância de ter um Planejamento Financeiro

📬Assine a newsletter do blog e receba as atualizações no seu e-mail. 😉

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: