Desenvolvimento Pessoal, Organização, Planejamento

Planejando 2019!

Como começar organizando o ano novo investindo melhor seu tempo para ter um ano produtivo?

A melhor forma de executar suas atividades e realizar seus objetivos é montar uma estratégia de planejamento. Organizando suas listas de tarefas e definindo suas metas você aumenta suas chances de sucesso! =)

1. Reflita sobre o ano anterior

organizer-791939_1920

O primeiro passo é refletir sobre o ano anterior. Você precisa analisar o que já foi feito e comparar com seus objetivos e sua visão de vida.

Suas experiências do último ano podem te ajudar a definir melhor as metas do ano seguinte. Avalie essas experiências para definir o que funcionou, o que foi útil e o que não deu certo, assim você saberá quais métodos pode continuar utilizando e o que precisa abolir da sua rotina.

Se você não tem o costume de utilizar uma agenda, um planner ou qualquer coisa do tipo talvez não vá se lembrar de tudo o que fez no ano anterior, mas tente recordar os momentos principais, as decisões que tomou e o motivo que te levou a toma-las.

Defina áreas de atuação para seus objetivos de vida, assim fica mais fácil pontuar o que foi feito em cada uma delas e saber qual priorizar, melhorar ou manter em 2019.

Um exemplo: Eu divido meus objetivos em 5 áreas distintas: Saúde, finanças, carreira/negócios, desenvolvimento pessoal, hobby. Após listar as áreas, avalio o que foi feito em cada uma delas. Com essa análise eu sei dizer o que mais me agradou, o que mais me decepcionou, o que eu gostaria de fazer diferente, assim já posso definir as primeiras metas de 2019.

2. Anote seus grandes objetivos de vida.

arm-1284248_1920

Visualize sua vida de um nível mais alto e pontue seus grandes objetivos.

Por exemplo:
* Ser financeiramente independente;
* Ter um estilo de vida saudável;
* Ter um negócio próprio;

Esses objetivos serão a direção na construção de pequenas metas, servirão para não te deixa sair dos trilhos. É preciso termos clareza quanto ao que desejamos, senão não saberemos quais caminhos seguir.

3. Defina as metas

block-1512119_1920

Com seus objetivos de vida bem definidos é hora de estabelecer as metas para alcança-los. Anote os pequenos passos que você dará para chegar no seu objetivo final. É muito importante que essas metas sejam claras e bem definidas. A cada meta que você listar, certifique-se de que ela é específica, mensurável, alcançável, relevante e que tem possui um prazo para se concretizar.

Exemplo de metas bem elaboradas:
* Economizar R$200,00 por mês para quitar um empréstimo até Setembro de 2019.
* Ler no mínimo 2 livros por mês para adquirir o gosto pela leitura.

Exemplo de metas mal elaboradas:
* Gastar menos para pagar o empréstimo.
* Ler mais.

Uma meta bem elaborada precisa ser específica sobre o que você vai fazer para cumprir, precisa te tirar da sua zona de conforto mas sem exagerar, senão pode acabar sendo uma meta impossível de ser alcançada e te fazer desistir de todo o resto. É preciso equilíbrio.

4. Escolha um método de organização

imac-793042_1920

Escolha um método de planejamento e de acompanhamento para suas metas. Você pode utilizar uma agenda comum, um planner mais elaborado, um bullet journal, um diário, qualquer coisa que te permita anotar o que pretende fazer, o que já foi realizado e anotar as dificuldades que encontrou, bem como as soluções que criou.

É muito importante também utilizar serviços e aplicativos que possam ser sincronizados e acessados de qualquer lugar, como o Google Agenda, Evernote ou o Trello, assim você sempre terá sua lista da afazeres de forma rápida e atualizada e não terá desculpas de não saber qual a tarefa do momento. 😉

💡 Veja também o post Como organizar sua agenda.

📬Assine a newsletter do blog e receba as atualizações no seu e-mail. 😉

Leave a Reply

Theme by Anders Norén

%d blogueiros gostam disto: