Organização Produtividade

Como ser mais produtivo nos estudos

Quantas vezes você já sentou para estudar mas não conseguiu se concentrar de forma alguma? Nosso cérebro tem dessas, às vezes pra ler um post qualquer no facebook ele está ligadão, e em seguida quando é algo que realmente importa você tem que ler umas duas ou três vezes pra entender.

Não sou especialista na área nem nada, mas ao longo de muitos anos de estudo para cursos, faculdades, pós graduação, concurso, entre outros, consegui definir algumas atitudes que me auxiliam na hora de estudar e resolvi compartilhar por aqui para tentar ajudar quem precisa.

Estude em um local organizado e tranquilo

Eu sei que sou uma chata pra organização, mas nesse caso realmente acredito que faça bastante diferença. O local onde você costuma estudar precisa estar sempre organizado. Separe os materiais que irá utilizar e deixe-os próximo para evitar que você perca tempo procurando ou acabe se distraindo com outras coisas. Escolha um ambiente bem iluminado, se você forçar demais a vista ficará cansado mais rapidamente, sem contar que iluminação fraca dá um sono danado. E por último, estude em um ambiente tranquilo e silencioso para evitar distrações e não perder a concentração.

Respeite seu tempo

Descubra qual o horário mais produtivo para você. Eu por exemplo funciono melhor pela manhã. Prefiro acordar mais cedo e estudar antes de ir trabalhar, assim estou descansada e com a mente vazia para assimilar novos conteúdos. Mas tem gente ao acordar está muito sonolento e nem café ajuda, então talvez seja melhor estudar à noite, após o serviço ou no intervalo do almoço. Experimente estudar em diversos horários e avalie qual permitiu mais foco e concentração ou em qual sua memorização trabalhou melhor.

Tenha uma programação

Use uma agenda para organizar suas tarefas e se esforce para cumpri-las. Defina um cronograma de estudo e seja realista. Não adianta definir 6 horas de estudo se você tem outras atividades para fazer ou se sabe que seu rendimento irá cair na metade desse tempo. Às vezes compensa dividir esse período em dois grupos de 3 horas cada, por exemplo.

Afaste-se do celular

Quando for hora de estudar, é hora de estudar! Não adianta ficar com o celular do lado e a cada 10min de estudo dar uma espiadinha nas notificações. Seu foco vai embora cada vez que você faz isso e seu cérebro demora pra engatar de novo. Sem contar que provavelmente você não vai só dar uma espiada e vai acabar perdendo muito mais tempo do que imaginava.

Escreva!

Não se contente em apenas assistir às aulas ou ler um artigo. Quem não escreve perde a concentração muito mais fácil e fica com sono mais rapidamente. Faça resumos, esquemas, mapas mentais, anote palavras-chave, e faça marcações que acordem seu cérebro: use marca texto, grife, faça marcações no seu próprio resumo. Outra coisa, escreva à mão! Existem até pesquisas que mostram que quem escreve aprende mais do que quem só digita. Seu cérebro funciona diferente em cada uma dessas atividades. Quando você esta escrevendo as redes neurais ficam mais ativas e você fica mais atento, além do processo de escrever ser mais lento que o de digitar, então você passa tem condições de assimilar melhor o conteúdo.

Estude sozinho

Estudar em grupo pode até ser útil quando você está começando um assunto sobre o qual não está habituado ou quando é algo totalmente novo. O estudo em grupo te ajuda a tirar as dúvidas iniciais, mas para realmente compreender o conteúdo você precisa estar sozinho e fazer isso no SEU tempo. Você precisa ter autonomia para retomar a matéria toda vez que precisar, para ouvir de novo um trecho da aula ou reler um parágrafo. Cada um tem seu próprio tempo de aprendizagem.

Estudar com música? 

Estudar ouvindo música pra mim só serve se for instrumental ou em uma língua que eu não entenda. A facilidade do cérebro em se ligar à música e misturar o que esta estudando com a letra é muito fácil. Já li artigos científicos que dizem que mesmo que você não cante junto, uma parte do seu cérebro esta gastando energia assimilando aquela letra (que ele está apto a entender) e isso causa um desgaste no rendimento dos seus estudos.

? Para melhorar sua organização e planejamento acesse o post com dicas de produtividade e de como organizar sua agenda

?Assine a newsletter do blog e receba as atualizações no seu e-mail. ?

Sobre o autor

Formada em Engenharia Mecatrônica, estudou Gestão Estratégica de Negócios e tem especialização em Finanças, Investimentos e Banking. É consultora registrada na CVM, certificada pela ANBIMA como Especialista em Investimento e associada da Planejar - Associação Brasileira de Planejadores Financeiros. Trabalha com Planejamento Financeiro Pessoal, desenvolvimento estratégico de carteira de investimentos, atendendo de forma individual e personalizada ou através de mentorias em grupo, além do curso online Método D-RICA: reorganize, invista, conquistes e aproveite.

(1) Comentário

  1. Parabéns pelo ótimo trabalho, pretendo criar um site com esse mesmo objetivo

Deixe um comentário

%d blogueiros gostam disto: