Criptomoedas, Educação Financeira

Setores de atuação da tecnologia Blockchain

A Blockchain é uma das mais promissoras novas tecnologias para o futuro. Podemos dizer que se trata de uma tecnologia de livro contábil online compartilhado que oferece suporte a moedas criptografaras, como Bitcoin. Dessa forma, oferece a possibilidade de registrar e transferir dados de forma transparente e segura, passível de ser auditado e protegida contra falta de energia.
bitcoin-1760652_1280
Uma das vantagens da Blockchain é que ela tem a capacidade de fazer com que as empresas sejam mais transparentes, democráticas, descentralizadas, eficientes e seguras.
A tecnologia Blockchain já começou a ser aplicada em muitos setores da economia e continuará crescendo nos próximos 5 a 10 anos. Abaixo cito alguns setores que já estão utilizando a tecnologia:
  1. Setor bancário e de pagamentos – Alguns afirmam que a Blockchain causará um impacto no setor bancário similar ao da internet na mídia. A tecnologia Blockchain pode ser usada para dar acesso a serviços financeiro para bilhões de pessoas em todo o mundo, incluindo pessoas que moram em países de terceiro mundo sem acesso ao sistema bancário tradicional. Tecnologias como a Bitcoin permitem que qualquer pessoa possa enviar o dinheiro para o exterior quase instantaneamente a taxas bem baixas.
  2. Eleições – Provavelmente uma das mais importantes áreas da sociedade a ser afetada pela Blockchain são as eleições. A tecnologia Blockchains pode ser usada para registro de eleitores, verificação de identidade e contagem eletrônica de votos para garantir que somente votos legítimos sejam contabilizados e que nenhum voto seja alterado ou tirado. A criação de registro de votos imutáveis e acessíveis ao público seria um grande passo para fazer com que as eleições sejam mais justas e democráticas.
  3. A rede e Internet das coisas – A samsung e a IBM estão usando a tecnologia Blockchains para desenvolver um novo conceito chamado Adapt, que criará uma rede descentralizada de dispositivos de internet das coisas. Funcionando como um livro contábil público para um grande número de dispositivos, eliminando a necessidade de uma central para gerir as comunicações entre eles. Os dispositvos teriam a capacidade de se comunicar diretamente, analisar programas, resolver bugs, e monitorar o uso de eletricidade.
  4. Serviços de saúde – Outro setor que depende de vários sistemas antigos e que será muito afetado é o setor de serviços de saúde. Um dos desafios enfrentados pelos hospitais é a falta de uma plataforma segura para armazenar e compartilhas dados. Eles são frequentemente hackeados por falta de infraestrutura de dados. A tecnologia Blockchain pode permitir que os hospitais armazenem dados com segurança, como registros médicos bem como compartilhem dados com profissionais autorizados e pacientes. Isso aumenta a segurança dos dados e também pode ajudar a melhorar a precisão e a velocidade de diagnóstico.
  5. Segurança cibernética – Apesar de o livro contábil da blockchains ser público, os dados são verificados e criptografamos mediante uso de criptografia avançada. Desse modo, é menos provável que os dados sejam hackeados ou alterados sem autorização. A Blockchain elimina a necessidade de intermediários, fazendo com que o processo seja mais eficiente que em sistemas antigos e segurança cibernética.
  6. Gestão de energia – A gestão de energia é, há anos, um setor altamente centralizado. Os produtores e os consumidores de energia não podem comercializar diretamente. Precisam usar redes públicas de distribuição de energia ou algum intermediário privado de confiança.
  7. Crowfunding – O crowfunding se tornou um método popular para levantar fundos para novas startups e projetos nos últimos anos. As plataformas de crowdfunding existem para criar confiança entre os criadores de projetos e seus apoiadores, porém essas plataforma também cobram taxas altas. Em sistemas de crowfunding baseados em Blockchain a confiança é criada por meio de contratos inteligente e sistemas de reputação online que dispensam a necessidade de intermediários. Novos projetos podem arrecadar fundos ao lançar seu próprio token que representam valores que podem ser trocados no futuro por produtos, serviços ou dinheiro.
  8. Caridade – Algumas reclamações comuns na área de caridade são ineficiência e corrupção que impede que o dinheiro chegue a quem deveria. A Blockchain pode ser usada para rasteai doações e garantir que o dinheiro chegara nas mãos certas.
  9. Armazenamento de dados na nuvem – Dados armazenados em uma servidor centralizado são inerentemente vulneráveis a ataques hackers, perda de informações ou erros humanos. O uso da tecnologia Blockchain permite que o armazenamento seja mais seguro e protegido contra ataques.
  10. Mercado imobiliário – Alguns dos problemas na compra e venda de imóveis são burocracia, falta de transparência, fraudes e erros em registros públicos. O uso da Blockchain pode acelerar as transações ao reduzir a necessidade de manter registros em papel. A tecnologia também pode ser útil para rastrear, verificar propriedade, garantir a exatidão em documentos e transferir escrituras de imóveis.

 

💡 Veja também o post O que é uma Exchange e como funciona.

📬Assine a newsletter do blog e receba as atualizações no seu e-mail. 😉

Leave a Reply

Theme by Anders Norén

%d blogueiros gostam disto: