Todo começo de ano eu gosto de definir minhas metas literárias, e isso inclui escolher quais desafios vou participar, quais projetos vou começar, continuar ou parar. Existem vários tipos, pra todos os gostos, basta pesquisar por aí em blogs e canais no youtube.
Esses dias em um grupo do facebook, de um desafio que eu estou participando, uma pessoa fez um post criticando os desafios e projetos, dizendo que isso era praticamente sucatear a literatura. Eu, particularmente, adoro esse método de leitura, e entendo que nem todo mundo goste. Tem gente que simplesmente gosta de sentar e ler, a hora que der, o livro que estiver próximo na hora sem se preocupar com mais nada, ou que é mais espontâneo e não gosta de se prender a uma lista de livros para ler. Acho que cada um tem seu jeito leitor de ser, mas é importante respeitar o estilo dos demais. Para a maioria das pessoas a leitura é um hobby. Você tem que descobrir como tirar prazer nisso, então é óbvio que cada um fará do seu jeito né?!
Eu sempre participo de um clube de leitura, um desafio literário ou um projeto. Pra mim funciona! Gosto da ideia de conhecer novos estilos literários, de interagir com outras pessoas que também gostam de leitura, e como amo listas, pra mim isso é o céu (rsrs).
Já li “sozinha” uma época e percebi que pra mim não rende. Se eu deixo pra ler só quando sobra tempo, acabo não lendo. Com uma rotina corrida e cheia de prioridades, se eu não colocar uma meta de leitura diária pra mim a leitura acaba ficando de fora. A gente vai fazendo as outras coisas e quando se dá conta o dia acabou e a nossa energia também.
Outro ponto que me agrada muito nos desafios é o fato de poder conversar com quem também está lendo o mesmo livro. Duas cabeças pensam mais que uma, três mais que duas, e assim por diante. Ou seja, você consegue tirar muito mais proveito do livro quando discute ele com alguém (se for um grupo então melhor ainda). Cada um, de acordo com a sua experiência literária e sua vivencia consegue absorver o livro de uma forma diferente e se todo mundo compartilhar isso, todos do projeto saem ganhando.
Projeto de Leitura da Rory Gilmore
Eu estou fazendo o Projeto de Leitura da Rory Gilmore, que é uma personagem do seriado Gilmore Girls. Não é um desafio, não tem data fim, é um projeto pra vida. A lista de livros desse projeto é enorme (a contagem pode variar, eu sigo uma lista de 339 livros) e consiste em ler todos os livros lidos e citados pela personagem principal do seriado (sim, ela e uma bookworm) durante as 7 temporadas. Você pode fazer um teste dos livros que já leu nesse quiz aqui.
Post com a lista dos livros do projeto!
Desafio Livrada! 2018
Esse ano também estou participando do Desafio Livrada 2018. É um desafio realizado pelo canal do youtube do Livrada! Esse ano é o 6º ano de desafio, e o primeiro que participo. Ano passado acompanhei várias pessoas que participaram elogiando pois o desafio faz você sair da sua zona de conforto, abrir a mente para novos estilos literários, entre ouros benefícios. Se tiver interesse em conhecer o desafio, segue os links do Livarada!:
Vídeo de lançamento do Desafio 2018
Instagram: @bloglivrada
Post com a lista das categorias e o livros que escolhi.
Existem vários outros projetos que a galera das leituras costuma acompanhar, vou citar alguns que acho bem bacana:
Projeto 1001 livros para ler antes de morrer
Baseado em um livro lançado pela Editora Arqueiro em 2010, que reúne algumas das obras de ficção de maior impacto da história. De clássicos como Dom Quixote, de Cervantes, e Os Lusíadas, de Camões, até os mais recentes e inovadores, como Almoço nu, de William Burroughs, e Tudo se ilumina, de Jonathan Safran Foer, títulos que marcaram época, dos mais diversos estilos e para todos os gostos.
O livro é bem difícil de encontrar hoje em dia, mas devido ao projeto é possível acessar a lista dos livros citados. Vou deixar aqui um vídeo da Ju Cirqueira (Blog Nuvem Literária) falando sobre o projeto e a planilha que ela fez pra ajudar quem quer participar.
Vídeo Projeto 1001 Livros Para Ler Antes De Morrer
Baixe a planilha aqui.
Instagram da Ju: @jucirqueira
Projeto 100 Livros Essenciais Da Literatura Brasileira
Consiste na leitura dos livros citados em uma edição especial da Revista Bravo!, do ano de 2006. Vou indicar um vídeo aqui da Tatiana Feltrin (Canal Tiny Little Things) que explica bem certinho e consta a lista de todos os livros que constam na revista.
Vídeo 100 Livros Essenciais Da Literatura Brasileira
Instagram da Tati: @tatianafeltrin
Projeto Lendo Dostoiévski em Ordem Cronológica
Projeto para ler as obras de Fiódor Dostoiévski em ordem cronológica montado pela Isa Vichi (Canal Lido Lendo) .
Lista de leitura para 2018:
– Gente Pobre (Fevereiro)
– O Duplo (Março)
– A Senhoria (Abril)
– Noites Brancas (Maio)
– Niétotchka Niezvânova (Junho)
– Um Pequeno Herói (Agosto)
– O Sonhos do Titio (Setembro)
– Sonhos Petesburgo em Verso e Prosa (Outubro)
– A Aldeia de Stepántchikovo (Novembro e Dezembro)
Instagram da Isa: @isavichi