Se você já procurou saber um pouco mais sobre investimentos deve ter se deparado com alguns conceitos e siglas que dificultam o entendimento de quanto cada aplicação irá render. No mercado financeiro são utilizados indicadores para definir essas remunerações e rentabilidades, e as mais utilizadas são o IPCA, a taxa Selic e o CDI.
Veja abaixo o que significa cada uma delas:
IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor
Esse é o índice que o Governo Federal utiliza para verificar a inflação. Ele reflete todas as variações dos preços dos produtos e serviços consumidos no país, através de uma pesquisa feita pelo IBGE.
SELIC
É a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela é definida pelo Comitê de Política Monetária do banco Central (COPOM) e influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.
CDI – Certificado de Depósito Interbancário
São títulos emitidos pelos bancos a fim de financiar suas próprias atividades. Sua importância para os investimentos se deve ao fato de que a maioria dos investimentos tem sua rentabilidade atrelada a um percentual da taxa do CDI, sendo um valor bem próximo à Selic, portanto é aceito juntamente com a ela, como a “rentabilidade mínima” esperada de qualquer investimento.
Espero que essas definições te ajudem a compreender melhor a importância desses indicadores para os investimentos e para o mercado financeiro do país.
? Veja também o post Investimentos em Renda Fixa.
?Assine a newsletter do blog e receba as atualizações no seu e-mail. ?