Educação Financeira, Finanças

Como organizar seu fluxo de caixa 


Já comentei aqui com vocês sobre a importância de possuir um fluxo de caixa bem estruturado na gestão do seu negócio e surgiram algumas dúvidas a respeito dos dados que precisam ser inseridos nesse controle. Então trouxe 4 passos pra você organizar as contas da sua empresa de uma forma bem simples: 

1. Determine um período. Dependendo do tipo de empresa, você pode controlar seu fluxo de caixa por dia, semana, quinzena ou mês.
2. Identifique movimentações financeiras periódicas. Destaque com uma cor as receitas e as despesas que são periódicas e com outra cor aquelas que não o são. Assim, você poderá prever futuros pagamentos (saídas) e recebimentos (entradas).
3. Registre todas as contas a pagar, pois isso permitirá a você fazer a projeção do caixa. Despesas mensais (como aluguel, contabilidade, pagamentos parcelados e taxas) podem ser registradas no controle de contas a pagar dos meses seguintes. Assim, você terá sempre um saldo do caixa mais real.
4. Registre todas as contas a receber. Se você vender serviços ou produtos de forma parcelada ou a prazo, lance os valores no controle de contas a receber dos meses seguintes.

O fluxo de caixa além de unificar os valores das entradas e das saídas (diária, semanal ou mensalmente) também  guarda informações que podem ajudar você a controlar e a planejar o caixa da sua empresa, ou seja, a fazer a projeção de caixa. 

⚠️ IMPORTANTE: A planilha devem ser preenchidas todos os dias. Seja firme e crie esse hábito! 

📌 Liberei uma planilha gratuita de fluxo de caixa lá no grupo do Telegram. O link de acesso está na bio.

Semana que vem trago conteúdo sobre como construir sua projeção de caixa.

💡 Posts interessantes pra você:  Onde começa a boa gestão financeira: Fluxo de caixa / Finanças pessoais x Finanças empresariais

📬Assine a newsletter do blog e receba as atualizações no seu e-mail. 😉

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: