Educação Financeira, Finanças

A importância da projeção de caixa

Para fazer a gestão financeira da sua empresa, além de construir seu fluxo de caixa, registrando as entradas e as saídas, você deve também interpretar o que já aconteceu. Com esses registros você será capaz de analisar o desempenho do caixa da empresa e assim, descobrindo se o movimento financeiro está satisfatório ou não, conseguindo então buscar ações que melhorem o desempenho do caixa. 

A análise do desempenho do caixa deve ser feita pelo menos mês a mês, já que a maioria das despesas fixas tem periodicidade mensal. Você também precisará analisar mensalmente o fluxo de entradas e saídas: recebimentos por vendas parceladas, vendas em dinheiro, pagamento de contas, contador, fornecedores, funcionário, parceiros e impostos. É com base em nesses dados que você vai fazer a PROJEÇÃO de como será os próximos meses, considerando a sazonalidade e os riscos do seu negócio.

A gestão financeira de uma empresa só será bem-sucedida quando diminui a necessidade de capital de giro, ou seja, quando você precisa colocar menos dinheiro para fazer o negócio girar. E isso só é possível quando o fluxo de caixa está bem estruturado, positivo e uma projeção correta, permitindo um planejamento eficiente.

💡 Posts interessantes pra você:  Onde começa a boa gestão financeira: Fluxo de caixa / Como organizar seu fluxo de caixa

📬Assine a newsletter do blog e receba as atualizações no seu e-mail. 😉

Leave a Reply

%d blogueiros gostam disto: